Reflexão – Alerta a todos os Omo ÒRÌSÀ Kon – Iniciados

Chorar não resolve, blasfemar menos ainda.
Aprenda a respeitar a todos, pense antes de falar, aprenda a não praguejar o outro (seu irmão em ÒRÌSÀ), bem como outras pessoas dentro ou fora da nossa Religião. Todos tem algo a ensinar, aceite essa verdade. Lembre-se tudo que sai de sua boca se reverte contra você ou contra seu mundo que com essas atitudes, provavelmente está  desmoronando ao seu redor.
O respeito é fundamental em todos os seguimentos da vida dentro e fora do Ilé.
Depois que os fatos ocorreram, você não poderá negar que foi exclusivamente por sua causa, não adianta culpar seu ÒRÌSÀ e nem seu zelador.
Se você age assim, significa que você não aprendeu nada, não sabe nada e que falta aprender a máxima das máximas deste Culto, a HUMILDADE, para assim ser alguma coisa, ou valer alguma coisa dentro ou fora de nossa religião. Antes de se preocupar com cargos, roupas e status, reavalie sua postura dentro e fora do terreiro. reavalie  sua conduta e seu amor pelo seu ÒRÌSÀ. Reavalie suas atitudes dentro da sua casa-templo e com o seu sacerdote.
Aplique para toda a sua vida o que você apendeu enquanto estava dentro do quarto sagrado, o Runko: Humildade, Respeito, Fé, Obediência, aceitação das Regras, Fundamentos e Preceitos da nossa Liturgia, aceitação das nossas Tradições, aceitação de suas Raízes e a ter AMOR aos ÒRÌSÀ.

Quando falo em amor, falo em amor real. Não tenha amor de conveniência, aquele que só existe quando não existe programa melhor pra fazer, quando a preguiça deixa ou quando a roupa da lojinha do lado não era tão interessante assim. Você dedicou seu ori ao seu ÒRÌSÀ, sua fidelidade à sua casa… Não haja como se isso valesse menos que a cerveja com os amigos…
Você deve honrar o que é ser INICIADO e ter em mente que ser iniciado é um honra!
É preciso ter merecimento, aprender e acatar os ensinamentos, respeito para com a sua Casa-Templo, sua Tradição, com a sua NAVALHA.
Se não existe o Merecimento, a Fé,  o Respeito e o Amor, tudo não passa de arrogância, prepotência e desconsideração total ao ÒRÌSÀ ao qual você foi consagrado.
A perversão, a prepotência, a maldade, ignorância, estupides, a vaidade e a arrogância em querer saber tudo, ser o “todo poderoso” apontando este ou aquele, faz de você um ditador ridículo e despreparado, e assim você seguira sem saber de absolutamente nada sobre o que tentaram te ensinar.
Para esta escolha se tem consequências desastrosas. Vontades temporárias não valem a pena, tome tento porque seu ÒRÌSÀ não mais te respondera, você não mais terá a veiculação de Àse que provém DELE.
PRESTE ATENÇÂO nestes velhos ditados:

“ O cesteiro que faz um cesto faz um cento”.

“ Quem semeia vento colhe tempestades”.

“Só será um bom pai, quem foi um bom filho.”

Desça do seu invisível pedestal e aprenda a RESPEITAR, valorizar e reconhecer os seus erros, pois se seu dedo que aponta o outro, ao mesmo tempo tem três que se voltam contra você!

Aprenda a realmente amar seu ÒRÌSÀ, sua NAVALHA e as tradições. Seja humilde, reto em suas ações. Somente amando e respeitando a Eni que você deitou é que você poderá ser alguém.

Kì ÒSÓÒSÍ ìwúre wa

Àse ooo

Fernanda Ti ÒSÓÒSÍ

 

Comentários

Comentários